• Pablo Mingoti

A estratégia Disney em encantar os visitantes na Pandemia

Medidas foram adotadas para dar a sensação de segurança e continuar a encantar os clientes


Para quem me conhece, sabe o quanto eu aprecio o Jeito Disney de Encantar os Clientes. E fazendo uma reflexão, em meio a Pandemia, eu vejo como que os parques da Disney, têm se esforçado para continuar com o legado de ser o lugar mais feliz da terra. Desde que abriu, os parques foram obrigados a adotar medidas de limpeza e distanciamento social para diminuir o risco de contágio do coronavírus, mas junto com essas medidas vieram ações para continuar encantando os visitantes.


Um dos principais cuidados da Disney sempre foi a segurança e nesse momento de Pandemia, a Disney implementou ações como disponibilizar álcool em gel e estações para lavagem de mãos pelos parques e placas por todos os lugares. Além disso, os cast members foram orientados para aumentar a higienização pelo parque sejam em corrimões e até nos carrinhos das atrações. Outra medida que percebi é que os cast members, que estão em um contato maior com público, ganharam face shield. E a Disney quer que os visitantes vejam que essas medidas de higienização estão ocorrendo para que o visitante se sinta mais seguro. E claro, não podemos dizer que essas medidas também servem para a proteção dos próprios cast members.



Uma das lições da Disney para encantar os clientes é criar momentos mágicos que sejam memoráveis. Apesar de algumas limitações como encontro com personagens suspensos e um contato mais próximo com os cast members proibidos, a Disney criou momentos como os personagens aparecendo em locais estratégicos pelos parques. É uma interação diferente, mas que não deixa de encantar os visitantes e continua mantendo o espetáculo.


E para existir um encantamento, é preciso que o atendimento seja excepcional solucionando todo o tipo de dúvidas possíveis. Como as relações estão sendo distanciadas, dificultando essa interação com cast members, a Disney focou ainda mais em criar/aprimorar tecnologias para diminuir ruídos na comunicação como as funcionalidades no My Disney Experience e ampliação do uso de atendimento virtual.


E essa comunicação vai além do presencial, mas nas redes sociais e portais oficiais que constantemente informam os visitantes sobre procedimentos de cancelamentos ou adiamentos de viagens. E você deve perceber algumas postagens da Disney no sentido de criar uma esperança para os turistas, que foram obrigados a desmarcar viagens, de poder visitar em breve os parques, criando a cortesia.


Acredito que na Pandemia, as pessoas querem se sentir seguras e, por isso, a Disney tem focado cada vez mais nesse quesito, segurança, para continuar encantando os visitantes.


Descubra a magia


Quer saber como é a estratégia da Disney cem problemas técnicos nas atrações? Veja aqui.

Quem escreve 

Viajar com a família para Orlando é o hobby que eu, Pablo Mingoti, mais gosto de fazer durante as férias. Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Direito pela Faculdade CESUSC, separo um espaço na minha rotina para compartilhar as experiências e ajudar os brasileiros que viajam para o destino mais encantador do mundo.

Read More

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
Receba Novidades 

© 2018 by Viva Disney e Orlando. Proudly created with Wix.com