• Pablo Mingoti

Como tirar o visto americano?

Um guia para tirar o visto americano dos Estados Unidos


Foto: Freepik

Depois de ter o passaporte em mãos, é a hora de agendar a entrevista para a solicitação de visto americano que é obrigatório para os brasileiros. A primeira questão que é preciso prestar atenção é que existem tipos de vistos para os Estados Unidos, nós vamos ensinar vocês como retirar o visto de turista, chamado de visto B2 que é o mais procurado. Lembando que existem assessorias que auxiliam na retirada do visto americano como a American Visa que é parceira do Viva Disney e Orlando. No final, dessa postagem, você confere como solicitar a retirada por essa assessoria.


1 - Preencher o formulário DS - 160 pela internet


Acesse o formulário por meio desse site e preencha as informações em inglês contidas no documento. Perguntas como o número do passaporte e informações a respeito do seu trabalho, do currículo escolar e da sua viagem são feitos neste formulário. Antes de enviar o DS-160,você terá que selecionar o local para onde enviará o formulário, ou seja, colocar o nome da cidade escolhida para o local da sua entrevista que deverá ser realizada pessoalmente (Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre). Ao terminar, imprime e anote o número do seu formulário para futuras consultas. Além disso, leve o formulário impresso para a entrevista.


O agendamento do local em que você vai realizar a entrevista deverá ser feito por meio do site ou por telefone. Famílias de até 10 pessoas podem ter o mesmo horário no agendamento, mas cada um com formulário preenchido e nesse agendamento cada um terá que desembolsar 160 dólares para o visto de turismo feito de maneira online em um outro sistema.




2 - Entrevista


A entrevista costuma ser o processo mais temido por brasileiros, pois é lá que você saberá se conseguirá ou não o visto. Mas tenha calma, responda as perguntas feitas pelos funcionários e confira os dados antes de ir ao consulado.


Compareça pessoalmente a entrevista, pelo menos uma hora antes, com os documentos necessários. No consulado não é permitido nenhum tipo de aparelho eletrônico. Portanto, deixe seus eletrônicos no carro ou nem leve. Na entrada é feita uma vistoria em seus pertences e você passará por um detector de metal. Durante a entrevista tenha calma e responda tudo o que for perguntado , se estiver indo por agência ou despachante, siga as dicas oferecidas por essas assessorias.


No caso de ir por conta própria, tenha as seguintes respostas em mente: onde ficará, por quanto tempo e os objetivos. Lembre-se seja verdadeiro e responda de forma clara. Procure sempre olhar para o entrevistador, não desvie o olhar. Responda de acordo com o que foi preenchido no DS-160, se alguma for divergente você poderá ter visto negado. A entrevista pode ser em inglês ou português. Geralmente os locais das entrevistas costumam ser calmos, bem organizados, mas há relatos de problemas, principalmente em locais como RJ e SP. 


Lembre-se que você precisa agendar a data da entrevista no consulado e a data para coleta de dados biométricos nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV) que é feita antes da entrevista. Geralmente, esses dois agendamentos são para pessoas que vão tirar o visto pela primeira vez.

Documentos necessários 

- Toda pessoa deve comparecer com os seguintes documentos: 

- Passaporte válido por pelo menos seis meses da data de viagem e passaportes anteriores, especialmente aqueles que contenham vistos para os USA, mesmo que vencidos, caso ainda possua.


- Uma foto 5x7 recente (tirada últimos seis meses),colorida e com fundo branco

- A página de confirmação do envio do formulário DS-160 com o código de barra. Lembre-se de preencher o formulário com antecedência de 72 horas da data marcada para a entrevista.

- O recibo original do pagamento da taxa de solicitação de visto. Não serão aceitas cópias autenticadas e comprovantes sem o nome e o número do passaporte do solicitante.


- Recibo de agendamento


Documentos Adicionais 

Se optar leve todo e qualquer documento capaz de demonstrar sua condição financeira para custear a viagem, e, ainda, aqueles que evidenciem forte vínculos da pessoas com o país. Carteira de Trabalho,declaração de imposto de renda de pessoas física e jurídica, são alguns documentos podem ser apresentados.


Devolução de passaporte com visto e Prazo de validade


A validade é de 10 anos, exceto em raras exceções, conhecido como visto limitado por apenas 1 ano. É importante não confundir o prazo de validade do visto com o tempo autorizado de permanência nos Estados Unidos. Após ter feito a entrevista, você deixará os passaportes no consulado e serão devolvidos no endereço que você fornecer ao serviço de entrega expressa entre três a dez dias úteis após o dia da entrevista, a menos que você tenha informado que haverá necessidade de processo adicional. Para o tal serviço será cobrado uma taxa de acordo com a cidade de residência do solicitante. Portanto leve dinheiro.


Parceria American Visa


Se você ficou confuso com essas informações de como tirar o visto americano, há diferentes assessorias de visto americano que facilitam a retirada. A American Visa, parceira do Viva Disney e Orlando possui um time de consultores especializados para assessorar nos processos de solicitação de Visto Americano junto à Embaixada ou Consulado Americano no Brasil. Se você quiser tirar o visto com a American Visa, basta clicar aqui. Nós temos um cupom de desconto para quem utilizar o nosso formulário.


Imagem: Freepik

Quem escreve 

Viajar com a família para Orlando é o hobby que eu, Pablo Mingoti, mais gosto de fazer durante as férias. Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Direito pela Faculdade CESUSC, separo um espaço na minha rotina para compartilhar as experiências e ajudar os brasileiros que viajam para o destino mais encantador do mundo.

Read More

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
Receba Novidades 

© 2018 by Viva Disney e Orlando. Proudly created with Wix.com