• Pablo Mingoti

Por que é uma boa hora para iniciar o processo de tirada de visto americano

Antecipar separação de documentos e início do processo podem ser estratégias para conseguir agendamento de entrevistas nas primeiras datas possíveis

Imagem: Freepik

Para tirar o visto americano, os brasileiros precisam passar por diferentes etapas e uma delas é a entrevista, realizada pessoalmente, em algum dos consulados dos Estados Unidos no Brasil. Contudo, todas as entrevistas estão suspensas desde o dia 17 de março e sem data para retorno. Para Vicente Stefano Vida Gagliardi, diretor sócio da assessoria de vistos American Visa, agora é uma boa hora para iniciar o processo e conseguir fazer agendamento nas primeiras datas possíveis, principalmente aquelas pessoas que querem viajar no ano que vem. A previsão é que com o retorno dos trabalhos nos consulados ocorra um afunilamento, ou seja, muita procura com limitações de agendamento.


O que surpreendeu Vicente é que mesmo com a fronteira fechada e as entrevistas suspensas, as pessoas continuam entrando em contato com a American Visa para iniciar o processo de tirada de visto. Para ele, os brasileiros estão programando viagens, pois sabem que a pandemia vai acabar. Além disso, após todos esses dias confinados, as pessoas vão querer aproveitar melhor o tempo com o lazer, como as viagens.


Porém o especialista destaca que é preciso fazer uma etapa de cada vez, com calma, orientação que ele já oferecia antes mesmo da pandemia. "Comece pelo passaporte, visto e depois, com calma, compre a passagem e hotel. E se você tem pretensão em viajar quando as fronteiras reabrirem ou pós pandemia, inicie o processo agora", enfatiza.



A American Visa oferece todo o auxílio com a tirada do visto americano que vai desde ao preenchimento do formulário DS-160 até como se comportar durante a entrevista. Durante a pandemia, a equipe trabalhou todo dia, em home office e agora, com as flexibilizações, no escritório. O trabalho consiste em realizar os agendamentos conforme abertura do calendário no site do consulado e monitoramento para possíveis reagendamentos. Por exemplo, para entrevistas em São Paulo, há calendário disponível para dezembro para os que tiveram entrevistas canceladas e Vicente conta que separam as pessoas que estavam marcadas para março e inserem em dezembro. As que iniciam o processo agora, são agendadas para abril de 2020 já que o calendário está aberto para esse mês. "Damos prioridades para clientes com datas mais urgentes para o agendamento, mas de qualquer maneira atendemos e agendamos todos que nos procuram, conforme a liberação do calendário", explica.


Algumas regras para a tirada de visto tiveram mudanças durante a pandemia. Antes, crianças até 13 anos e idosos acima de 79 e quem iria renovar ficavam isentos da entrevista. "Cerca de 99% dessas pessoas não precisavam passar por essa etapa", explica Vicente. Porém, recentemente, o consulado acabou com isenção da entrevista, independente de idade ou se já visitava os Estados Unidos com frequência, ou seja, todas as pessoas vão ser convocadas para a entrevista. "Quando as entrevistas retornarem, vamos dar assistência também para essas pessoas que antes não precisavam", destaca.


Como está a tirada do visto de março até agora?


- O Consulado parou de fazer entrevistas a partir do dia 17 de março e as pessoas que estavam agendadas tiveram as entrevistas canceladas e até agora não puderam realizá-las. Exceção casos urgentes.


- Abril e maio de 2020, os consulados liberaram o calendário no site para fazer o agendamento a partir de julho, mas em 15 de junho, o consulado canelou todos os agendamentos para o mês de julho.


- Calendário foi liberado para agosto e setembro, mas em 14 em 14 dias, todos as entrevistas foram canceladas.


- A última leva de entrevistas estava marcada para começar a partir de 13 de outubro, mas o Consulado cancelou novamente. A nova previsão é que entrevistas comecem em 27 de outubro (pode ocorrer cancelamento, como o Consulado tem feito em 14 e 14 dias).


Parceria American Visa

Se você está pensando em tirar o visto americano, há diferentes assessorias de visto americano que facilitam o processo. A American Visa, parceira do Viva Disney e Orlando possui um time de consultores especializados para assessorar nos processos de solicitação de Visto Americano junto à Embaixada ou Consulado Americano no Brasil. Se você quiser tirar o visto com a American Visa, basta clicar aqui. Nós temos um cupom de desconto de 10% para quem utilizar o nosso formulário.


Imagem inicial: Freepik

Quem escreve 

Viajar com a família para Orlando é o hobby que eu, Pablo Mingoti, mais gosto de fazer durante as férias. Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Direito pela Faculdade CESUSC, separo um espaço na minha rotina para compartilhar as experiências e ajudar os brasileiros que viajam para o destino mais encantador do mundo.

Read More

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
Receba Novidades 

© 2018 by Viva Disney e Orlando. Proudly created with Wix.com