• Pablo Mingoti

Saiba como enfrentar tornados e furacões em Orlando

Um guia com dicas sobre como proceder em casos de tornados e furacões em Orlando


A temporada de furacões na Flórida acontece do dia 1° de junho até 30 de novembro e geralmente os furacões se transformam em tempestade antes de atingir Orlando, mas a Flórida possui um tempo bem instável, não é mesmo? É comum o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos alertar sobre o mau tempo na Flórida e possíveis tornados e furacões. Mas qual é a diferença de furacão e tornado. Esses últimos duram menos tempo, porém são intensos e causam grandes destruições. E se você estiver em Orlando, como proceder em uma situação dessas? 



A primeira coisa é ficar informado. Às vezes quando se está de férias, nós nos desligamos do mundo, mas é bom procurar por notícias. No meu celular, tenho o aplicativo AccuWeather com a previsão do tempo e alertas de tornados e tempestades. Também acompanho o site de notícias Orlando Sentinel que traz alertas de previsão do tempo. 


Se você souber sobre possíveis tornados ou tempestades, você já irá mudar toda a sua programação, ou seja, deixe para visitar os parques em outros dias e dê preferência para locais fechados como centros de compras. Nos parques, possivelmente atrações serão fechadas e shows e espetáculos cancelados. O ideal é sempre tentar retornar ao hotel e ficar longe das janelas. Uma vez descoberto sobre o possível tornado, tente saber quais são os procedimentos oferecidos pelo seu hotel. 



Dificilmente um tornado chega em Orlando. Geralmente ele perde força e se transforma em uma forte tempestade, mas mesmo assim fique em locais fechados, pois o risco de granizo é grande. Também tente não sair de carro, pois o granizo poderá estragar a lataria do carro e se for alugado, você terá a dor de cabeça de descobrir se o seu aluguel tem seguro que cobre esse tipo de situação. 



Exemplo de aviso sobre furacão e horários dos parques


O ideal é planejar com antecedência. O Estado da Flórida possui um aplicativo on-line que permite a criação de planos de emergência. A primeira coisa a fazer é entrar em contato com a gerência do hotel ou nas notícias para saber se existe algum plano de evacuação, tanto no hotel como no Estado da Flórida. 


O site do Itamaraty recomenda: "É importante, nessas situações, identificar abrigos temporários; ter à mão casacos e roupas impermeáveis; guardar documentos (carteira de identidade, passaporte, etc.) em bolsas plásticas e procurar afastar-se de zonas costeiras". Ainda emite que: "Durante o furação, deve-se desconectar os serviços básicos de luz, água e gás; não acender velas, isqueiros, fósforos; ficar afastado de portas e janelas; buscar abrigo em locais com paredes mais seguras e de dimensões menores; e procurar afastar-se de rios, lagos e do mar. 


Quem escreve 

Viajar com a família para Orlando é o hobby que eu, Pablo Mingoti, mais gosto de fazer durante as férias. Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Direito pela Faculdade CESUSC, separo um espaço na minha rotina para compartilhar as experiências e ajudar os brasileiros que viajam para o destino mais encantador do mundo.

Read More

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
Receba Novidades 

© 2018 by Viva Disney e Orlando. Proudly created with Wix.com