Quem escreve 

Viajar com a família para Orlando é o hobby que eu, Pablo Mingoti, mais gosto de fazer durante as férias. Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e estudante de Direito da Faculdade CESUSC, separo um espaço na minha rotina para compartilhar as experiências e ajudar os brasileiros que viajam para o destino mais encantador do mundo.

Read More

Receba Novidades 
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2018 by Viva Disney e Orlando. Proudly created with Wix.com

  • Pablo Mingoti

Um encontro memorável com o astronauta Marcos Pontes

Atualizado: Fev 12

Entrevistamos o primeiro brasileiro a chegar no espaço



No dia 30 de março de 2006, o brasileiro natural de São Paulo, Marcos Pontes partiu para a maior jornada da sua vida. A bordo da nave russa Soyuz TMA-8, ele entrou para a história ao se tornar o primeiro astronauta brasileiro a chegar ao espaço. Formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Marcos nem poderia imaginar que seria lembrado por muitas gerações. 


Em 1998, a NASA selecionou Marcos para integrar o seu time de astronautas e com muita determinação, ele conseguiu ser escalado para o voo ao espaço. Após retornar, em 8 de abril de 2006, os fãs fazem de tudo para conhecê-lo. 


Se você sempre sonhou em conseguir um autógrafo, uma foto ou conversar com primeiro astronauta brasileiro a chegar ao espaço, poderá ter essa grande chance no Kennedy Space Center. Em 2020, você pode encontrar o Marcos Pontes do dia 1° a 7 de abril.


O Viva Disney e Orlando conversou com Marcos Pontes e você confere a entrevista completa abaixo: 


Conte para nós do Viva Disney e Orlando quando e por qual motivo você decidiu ser astronauta. 

Marcos Pontes: Desde criança eu queria voar… ser piloto. Comecei minha carreira como eletricista aprendiz aos 14 anos para ajudar no orçamento em casa. Depois fui para a Academia da Força Aérea, fui piloto, piloto de caça, piloto de testes de aviões, e engenheiro aeronáutico formado no ITA. Aí decidi ser astronauta. Fiz mestrados em Mecânica Orbital e Engenharia de sistemas. Quando estava no meu doutorado, o Brasil entrou no programa da International Space Station (ISS) através da NASA, que exigiu que o Brasil fornecesse um profissional para ser astronauta da turma da NASA de 1998 para manutenção da ISS, e que ela, a NASA, fizesse a escolha. A Agência Espacial Brasileira (AEB) fez então um concurso público, eu me inscrevi e fui selecionado pela NASA. No ano que vem, completo 20 anos de trabalho com os projetos dos programas espaciais nos EUA e no Brasil. Veja mais detalhes no site e no livro “Missão Cumprida. 


Como você se sente ao ser o primeiro brasileiro a viajar ao espaço? 

Marcos Pontes: Fiquei muito honrado ao representar oficialmente o Brasil como astronauta profissional. Alias, é bom ressaltar que o Brasil é o único pais do hemisfério sul da Terra que possui um astronauta profissional a sua disposição. Espero que todo o Brasil esteja “comigo” na minha próxima missão espacial. 


Como foi o treinamento para essa sua primeira viagem ao espaço? 

Marcos Pontes: O treinamento de astronautas é composto:

- 70% treinamento técnico - operação, montagem, manutenção, e configuração de sistemas das espaçonaves.

- 15% preparação emocional com psiquiatras e psicólogos

- 10% preparação fisiológica, com médicos para entender seu corpo e validar sua saúde para as condições de espaço 

- 5% preparação física (ginásio e piscina).


Com frequência você realiza palestras no Kennedy Space Center. Conte um pouco sobre o tema da palestras.

Marcos Pontes: Em 30 minutos, falo sobre minha vida, desde os tempos de Bauru até o espaço, como forma de motivar os jovens visitantes a acreditarem que é possível e realizarem seus sonhos. Incluo também curiosidades e fatos técnicos da vida no espaço, do equipamento e das operações.



Como que os brasileiros te recebem no Kennedy Space Center?

Marcos Pontes: A escala de astronautas pela NASA para o Centro de Visitantes do KSC é restrita. Nem todos os astronautas são convidados para representar a NASA junto ao público e receber visitantes de todo o mundo. Temos apenas dois “internacionais” na escala: eu e o astronauta mexicano Rodolfo Neri. É uma honra receber os brasileiros no KSC. É sempre muito bom o contato com nossos compatriotas.


Imagens: Divulgação/ Arquivo Pessoal


Descubra a magia

Confira a agenda de encontros com astronautas, aqui. Você pode adquirir produtos exclusivos do astronauta Marcos Pontes nesse link.  Se você deseja ver mais entrevistas com personalidades que se destacam em Orlando, veja nossa página aqui.